Como iluminar pessoas (retrato e beleza)

Quando vamos fotografar pessoas, podemos simplesmente fazer um retrato ou, mais especificamente, fazer uma foto para ressaltar a maquiagem ou o penteado. Neste caso chamamos de foto de beleza. Apesar de em ambos os casos estarmos fotografando pessoas, as iluminações mudam um pouco. Na foto de beleza, a iluminação é um pouco mais padronizada, pois tem que iluminar bem o rosto da modelo para evidenciar bem a maquiagem. Já a fotografia de retrato a luz é um pouco mais flexível, permite mais sombras e volumes. Mas isso não quer dizer que não podemos usar uma iluminação de retrato para beleza ou vice versa. Na fotografia tudo é possível dependendo da intenção do fotógrafo.

A Escola de Fotografia Áurea Fotográfica possui um estúdio completo para todo tipo de iluminação. Nós oferecemos um curso específico para iluminação de retrato, beleza e moda. Venha estudar conosco e a prender todos os detalhes de como usar o fotômetro de mão e montar esquemas de luzes que deixarão suas fotos de arrasar! Acesse o site a escola para mais informações: www.aureafotografica.com.br

A seguir, para dar um gostinho do quanto de quero mais, apresentamos uma série de vídeos selecionados do youtube que mostram esquemas de iluminação de pessoas. São mostrados tanto iluminações específicas para retratos quanto as específicas para beleza. Os vídeos foram colocados numa ordem gradual de complexidade a fim de tornar o post mais didático.

O primeiro vídeo é bem didático e mostra vários tipos de iluminação. Preste atenção nos nomes que o fotógrafo dá para cada esquema de iluminação, pois esses nomes são bastante utilizados no ramo da fotografia.

O próximo vídeo começa com uma explicação teórica sobre o softbox octagonal. Se você não quiser ver essa parte, pule direto para o minuto 3:09 no qual o fotógrafo começa a demonstrar na prática a iluminação de retratos. A primeira dica dele é deixar o softbox o mais próximo possível da modelo, para que a luz seja bem suave. No segundo exemplo, o fotógrafo usa o softbox octagonal como fundo para conseguir um branco puro. Um segundo softbox é usado à frente da modelo para iluminá-la. Um rebatedor completa a iluminação, suavizando as sombras. Note que esse é o esquema chamado de butterfly no vídeo anterior. Esse é o esquema mais indicado para foto de beleza.

O vídeo a seguir mostra um esquema padrão de três luzes para retrato. Esse esquema é muito utilizado e confere um efeito bonito. Portanto, se você não quer errar, use-o. O esquema de três luzes funciona da seguinte maneira: Uma luz principal é colocada à frente, deslocada para o lado do modelo, num ângulo de 45º. Uma luz de preenchimento é colocada também à frente do modelo, só que do lado oposto, também à 45º. Essa luz de preenchimento serve apenas para suavizar as sombras provocadas pela luz principal. Portanto, ela deve ter a metade da potência da luz principal. Não deixe a luz de preenchimento na mesma  potência da luz principal porque senão você não terá as variações de luz e sombra necessárias para dar volume ao rosto do modelo. No caso do vídeo é usado apenas um rebatedor branco como luz de preenchimento. Por fim, uma terceira luz é colocada atrás do modelo para criar um contorno e destacá-lo do fundo. Essa contra luz deve estar do lado oposto da luz principal. Veja o vídeo e confira a iluminação.

O vídeo seguinte também mostra o esquema de três luzes para retrato. O vídeo foi colocado aqui apenas para que esse esquema de luz fique melhor explicado, já que se trata de uma iluminação muito utilizada.

O próximo vídeo mostra novamente o modelo butterfly. O vídeo é bem longo e o começo é desnecessário, portanto, não perca tempo e pule logo para o minuto 2:50. O fotógrafo mostra a iluminação clássica para a foto de beleza: a luz butterfly que consiste numa fonte de luz principal frontal um pouco mais acima da cabeça da modelo. No caso, o fotógrafo ao invés de usar um softbox usou um beauty dish que consiste num refletor parabólico com um protetor para a lâmpada. Abaixo da modelo foi colocado um rebatedor prateado. O fotógrafo ainda usou um espelho retangular para iluminar os olhos da modelo.

O último vídeo mostra um esquema de iluminação bastante sofisticado, utilizando cinco fontes de luz. O esquema segue o princípio básico da iluminação butterfly. A luz principal é um beauty dish logo à frente da modelo. Um rebatedor é utilizado abaixo para minimizar as sombras. Dois softboxes são colocados nas laterais, um pouco mais atrás da modelo, para servirem de contra luz e criar um contorno luminoso na modelo. Uma quarta luz é colocada sobre a cabeça da moça e serve para dar brilho ao cabelo. Finalmente, uma quinta lâmpada é direcionada para o fundo para criar um degradê e não deixar a imagem tão chapada.

Gostou dos vídeos? Ficou com vontade de fazer tudo isso na prática? Acesse o site a escola para mais informações: www.aureafotografica.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Como iluminar pessoas (retrato e beleza)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s