Qual o seu ponto de vista?

Sabe aquela frase que todo fotógrafo gosta de dizer?: “fotografar não é só apertar um botão”. Pois então, ela é a mais pura verdade. Quem estuda fotografia sabe muito bem que é preciso muito conhecimento técnico para fazer uma boa foto: ajuste de ISO, diafragma, obturador, balanço de branco, foco, enquadramento… e por aí vai. Acontece que fotografar também não é só isso. É preciso estudar muito sobre linguagem fotográfica, composição de imagem, teoria das cores, gestalt, semiótica… e muito mais.

Mas todo esse conhecimento técnico e conceitual fica perdido se o fotógrafo não tem clara qual é sua intenção com a foto, qual é sua opinião sobre um fato e qual é seu ponto de vista.

Fazer uma fotografia é contar uma história, compor uma imagem fotográfica é decidir quais personagens e quais elementos entrarão nessa história. Assim, fotografar nunca é um ato neutro, o fotógrafo sempre vai eleger quais fatos ele mostrará em sua imagem e quais ele ocultará. Um simples movimento de câmera pode alterar completamente a mensagem que está sendo passada. É importante que tenhamos nossa opinião sobre as coisas e que saibamos como dizer o que pretendemos. Decidir qual o nosso ponto de vista e buscar uma maneira clara de mostrá-lo é o passo inicial para uma boa fotografia. Veja os exemplos abaixo.

guerra e paz

 Afinal, qual é a verdade? Crianças inocentes e seguras, ou uma realidade mais complexa? Um simples reenquadre muda completamente a cena. Cabe ao fotógrafo decidir o que vai ser mostrado ou escondido.

Confronto de policiais e estudante na USP-2009

As duas fotos acima foram feitas durante a greve na USP em 2009 e mostram o confronto entre os estudantes e a polícia militar. Contudo, cada uma tem seu ponto de vista. A da esquerda foi retirada de um blog de um estudante e claramente mostra sua indignação contra o ato policial de conter a manifestação estudantil. Já a foto da direita foi retirada do blog de um policial e tem por objetivo mostrar que os estudantes não eram tão somente vítimas, pois mostra um deles com uma pedra na mão. Saber quem começou o confronto e quem estava apenas se defendendo é uma tarefa que exige mais fatos. O caso é que as duas fotos acima são uma prova de que um mesmo episódio pode ser contado de maneiras diferentes. Na fotografia, quem faz essa escolha é o fotógrafo.

Assuntos como composição e linguagem são muito interessantes e ficam muito mais ricos quando discutidos com outras pessoas. Daí a importância de estudar fotografia em escolas especializadas e não ficar só na internet. A Escola de Fotografia Áurea Fotográfica possui uma equipe de professores de primeira linha, com formações e histórias de vida diferentes que lhes confere uma pluralidade no olhar e tornam a discussão da linguagem fotográfica muito mais rica. Venha se aperfeiçoar conosco! Você vai sentir o quão rápido irá melhorar suas fotos. acesse o site da escola para mais informações: www.aureafotografica.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Qual o seu ponto de vista?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s