Câmera digital: qual comprar?

As câmeras digitais são basicamente divididas em três categorias: câmeras compactas, câmeras médias e câmeras SLR. A diferença entre elas está mais na quantidade de recursos que cada modelo apresenta do que na resolução em megapixels da imagem, já que, atualmente, as câmeras compactas (domésticas) apresentam resolução tão grande quanto as câmeras profissionais. Vejamos  as vantagens e desvantagens de cada categoria.

Câmeras compactas

Câmeras compactas são as mais comuns no mercado. São essas câmeras domésticas que todo mundo compra. Um exemplo é a da foto mostrada acima.

Essas câmeras têm a vantagem de serem pequenas e, portanto, fáceis de transportar, além de serem as mais baratas do mercado e fáceis de manusear.

As câmeras compactas são desenvolvidas para o grande público. Mesmo uma pessoa leiga consegue operá-las sem dificuldades, já que seus ajustes são todos automáticos, bastando a pessoa apertar o botão.  Contudo, justamente por serem automáticas, as câmeras compactas oferecem poucos recursos de ajustes. No geral elas apresentam algumas poucas opções pré-definidas, tais como: “Praia”, “Pôr-do-sol”, “Retrato”, “Esportes”, “Close up” e “Noturno”. Algumas câmeras ainda permitem o ajuste de tipo de iluminação (balance de branco) e ISO. Porém, essas câmeras compactas não trazem os ajustes de diafragma e obturador (ou, pelo menos, um ajuste simples de exposição) que são imprescindíveis para aqueles que querem fazer fotos mais específicas ou artísticas. Além disso, as câmeras compactas só permitem gravar os arquivos das imagens no formato JPG.

Para saber as funções do diafragma e do obturador, leia os tópicos correspondentes aqui no blog mesmo.

Câmeras médias

Estou aqui chamando de câmera média aquelas parecidas com a da foto acima. Contudo, esse termo é puramente didático e não é utilizado no mercado. Existe uma grande variedade de câmeras que se enquadram nessa categoria. Esse tipo de câmera é intermediário entre uma câmera compacta e uma SLR. Além de todos os ajustes descritos para as câmeras compactas, as câmeras médias apresentam a vantagem de permitirem a regulagem do diafragma e do obturador. Algumas, ainda, permitem que fotografemos armazenando os arquivos no formato RAW além do JPG. O formato RAW é considerado o “negativo digital” isso porque, além de armazenar muito mais informação, permitindo uma imagem de melhor qualidade, ele não sofre perda da dados caso alteremos a foto no photoshop. Isso quer dizer que podemos modificar a imagem o quanto quisermos que as informações originais ficarão intactas se quisermos recuperá-las.

A desvantagem das câmeras médias é que elas não permitem a troca de lentes, além de apresentarem um preço um pouco mais alto do que as câmeras compactas, obviamente.

Câmeras SLR

As câmeras SLR (single-lens reflex) podem ser profissionais ou semi-profissionais. Elas são as mais completas do mercado e apresentam todos os recursos que uma câmera fotográfica pode ter. Elas podem ser usadas no modo automático, tornando-se assim, tão simples de serem manuseadas quanto uma câmera compacta, quanto podem ser colocadas no modo manual, permitindo que o fotógrafo ajuste os parâmetros de acordo com suas preferências. Além disso, as câmeras SLR apresentam uma opção maior de ajustes pré-definidos e um ajuste de ISO mais amplo e refinado, permitindo que se obtenham fotos de qualidade maior mesmo em ambientes escuros. Obviamente, todas as câmeras SLR gravam arquivos tanto no formato JPG quanto RAW.

Contudo, a maior vantagem das câmeras SLR é que elas permitem a troca de lentes. Assim, o fotógrafo pode usar uma lente específica para cada situação. Porém, infelizmente, a grande maioria das lentes são caras.

Conclusão

Afinal, qual câmera comprar?

A dica é: se você vai dar a câmera de presente para a sua mãe que não é muito ligada em tecnologia, ou se você está procurando uma câmera só pra tirar fotos do churrasco no fim de semana ou da viagem para a praia, uma câmera compacta está de bom tamanho. Elas são baratas e pequenas, cabem no bolso e não pesam. De qualquer maneira, se você for comprar uma câmera compacta, escolha uma que tenha, pelo menos, ajuste de ISO, balance de branco e algum tipo de ajuste de exposição (para deixar a foto mais clara ou mais escura).

Se, por outro lado, você está afim de explorar a fotografia um pouco mais, de cultivar esse hobby que é fotografar, mas sem se dedicar com muito afinco, talvez seja o caso de comprar uma câmera média.

Agora, se você quer explorar a fotografia em todo o seu potencial, se quer que o limite seja a sua imaginação e não o equipamento e está disposto a gastar pelo menos dois mil reais, então é o caso de comprar uma SLR.

Por fim, não importa qual tipo de câmera você quer comprar, a regra é sempre a mesma, não dá pra querer uma câmera super bacana  e barata ao mesmo tempo. Câmeras compactas de 200 reais, por exemplo,  não valem a pena, elas tem muito pouco recurso. Na minha opinião, mais vale comprar uma câmera bacana de segunda mão do que ter que se contentar com uma mais simples só porque é nova.

About these ads

3 Respostas to “Câmera digital: qual comprar?”

  1. fotografiafacil Says:

    Para quem quiser saber mais sobre modelos de câmeras, aqui segue um link de um blog que apresenta o assunto de maneira muito mais detalhada. Vale a pena conferir:

    http://blog.rostev.com/2010/04/escolhendo-camera-parte-ii.html

  2. fotografiafacil Says:

    Pessoal, nesse último fim de semana (15 e 16 de maio) eu fui no standcenter na Avenida Paulista dar uma olhada nas câmeras digitais. Os preços estão super bacanas. Havia câmera compacta com ajustes de ISO, balance de branco e exposição por 300 ou 400 reais. Também encontrei câmeras médias numa faixa de 700 a 1200 reais. O mais legal é que dá pra encontrar lá câmeras SLR semi-profissionais por mil reais.
    Não dá pra eu ficar falando compre o modelo tal ou tal, porque as opções são muitas. O importante é ver se a câmera apresenta os recursos básicos citados no post. O standcenter fica na Av Paulista em frente a estação Trianon-Masp do metrô.

  3. Tem que comprar uma câmera que atenda as suas necessidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 61 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: